Alta Performance/Liderança/Gerenciamento de Equipes/Planejamento/Gestão de Risco

FOpEsp
FOpEsp

FOpEsp: Consultoria de Alto Desempenho

Correlações entre as OpEsp e o Meio Corporativo

O que são as OpEsp (Operações Especiais) e para quê servem?

Ações militares de natureza não convencional (fora dos padrões regulares) realizadas de forma cirúrgica em áreas hostis ou sob controle de forças inimigas, em um ambiente extremamente sensível (relevância e/ou risco elevados), valendo-se de recursos humanos altamente capacitados e empregando aparatos tecnológicos de última geração, com a finalidade de alcançar objetivos específicos (Políticos, Estratégicos, Operacionais e/ou Táticos) em favor dos interesses do Estado que as patrocina. 

Por que estabelecer uma analogia entre o ambiente empresarial e as OpEsp?

Por mais que mostrem ser realidades distantes e distintas à primeira vista, o ambiente que envolve as OpEsp têm relações de similaridade com a atmosfera que circunda o mundo corporativo. Atributos como determinação, autoconfiança, resiliência, versatilidade, disciplina e comprometimento, são apenas alguns dos predicados comuns aos quadros operacionais das tropas especiais que também se aplicam aos profissionais de empresas nos diferentes níveis hierárquicos. Além disso, assim como ocorre no mundo dos negócios, as operações militares de natureza especial podem transcorrer em um contexto de elevada criticidade por ocasião dos riscos envolvidos em determinado procedimento, seja ele uma operação militar ou um empreendimento corporativo.

Objetivo

  

Apresentar/introduzir junto às empresas o conceito de "Excelência" (Alto Desempenho) do qual se valem as unidades militares que atuam como Forças de Operações Especiais (FOpEsp), adaptando normas e procedimentos com a finalidade de otimizar a performance na execução das práticas ocupacionais em proveito das demandas organizacionais. 

Metodologia

  

Alicerçada no padrão de excelência demonstrado nas ações levadas à efeito por unidades militares de elite, a FOpEsp: Consultoria de Alto Desempenho fundamenta-se na metodologia do “Engajamento de Precisão”, sistemática por nós desenvolvida e que considera a análise das situações com a finalidade de promover ações seletivas, de modo a identificar eventuais problemas encontrando soluções eficazes e com o mínimo de risco para os projetos institucionais.

Conveniências

  

Para atender às necessidades singulares de nossos clientes, elaboramos um pacote de serviços que inclui o fornecimento de Consultoria, além da exposição de um Programa de Palestras. Os conteúdos contemplados na metodologia proposta, seja na modalidade Consultoria ou Palestra, abordam assuntos relacionados à alta performance profissional, liderança, planejamento, gerenciamento de equipes e gestão de risco. No intuito de atender à demanda específica de seus clientes, nosso pacote de serviços busca satisfazer às especificidades do contratante ofertando esclarecimentos que sejam compatíveis com a realidade vivenciada por seus colaboradores.

Pacote de Serviços

Consultoria

Nossa proposta de Consultoria é amparada na relação de correspondência entre as tarefas operativas (executadas por tropas especiais) e corporativas, ambas notabilizadas por almejar o primor profissional em um ambiente caracterizado pela elevada criticidade (grande importância e risco elevado). Conduzidas em todos os níveis da estrutura Top Down das práticas corporativas (Política; Estratégica; Planejamento; Execução), a análise, formulação de soluções e orientações próprias da Consultoria de Alto Desempenho que propomos nesse serviço são desenvolvidas conjuntamente com os decisores/gestores e abrangem as equipes envolvidas nos respectivos projetos conduzidos pela empresa contratante. 

Palestras

Elaborado valendo-se do mesmo método adotado para o serviço de Consultoria, nosso Programa de Palestras apresenta ao meio empresarial os pormenores inerentes à forma como as unidades militares de elite gerenciam diferentes variáveis operativas de modo a empregar equipes de alta performance com eficácia em sua área de atuação, possibilitando estabelecer uma analogia entre a destacada competência das Forças de Operações Especiais com o exigente mundo dos negócios.

Temática das Palestras

OPERAÇÕES ESPECIAIS: Mantendo o Alto Desempenho Profissional em Cenários de Risco

Alcançar a alta performance profissional requer dedicação, mas mantê-la em um ambiente sensível demanda esforço de comprometimento em três níveis (individual, coletivo e institucional). Quais os requisitos para atingir e sustentar o alto desempenho funcional em situações de grande criticidade?

EXERCENDO LIDERANÇA: Promovendo Relações Interpessoais com Base nos Métodos das Forças Especiais

A habilidade de liderança está fundamentalmente vinculada à capacidade de tomar decisões assertivas, empregando a(s) equipe(s) de maneira eficiente na busca pela consecução dos objetivos estabelecidos. Como as qualidades inatas e os conhecimentos adquiridos por ocasião da expertise atuam conjuntamente em favor do exercício da liderança? 

TROPAS MILITARES DE ELITE: Capacidade de Adaptar-se às Adversidades e Manter o Foco

Atividades que demandam a execução de tarefas sensíveis requerem um aprestamento meticuloso, notável flexibilidade adaptativa, além de elevado nível de concentração. Como encontrar soluções apropriadas, mantendo-se resiliente e compenetrado na iminência do caos? 

Público Alvo

Instituições/Empresas que desempenham atividades com algum potencial de risco, capaz de comprometer a saúde humana e/ou institucional, podendo ocasionar diferentes níveis de ameaça, sendo necessário promover um conjunto de ações estratégicas preventivas no intuito de minimizar eventuais impactos negativos ocasionados pela possibilidade/probabilidade de óbices implícitos às práticas corporativas.

Consultor/Palestrante

Rodney Lisboa

Graduado em Educação Física; Especialista em História Militar; Mestre em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval, instituição de ensino vinculada à Marinha do Brasil responsável por promover altos estudos estratégicos. Atuou na área acadêmica por 15 anos. Atualmente exerce a função de Editor de Conteúdo do blog FopEsp (Forças de Operações Especiais) e Colunista da Revista Segurança & Defesa para o segmento Operações Especiais. Palestrante convidado em unidades e cursos de formação de Elementos de Operações Especiais do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Palestrante convidado em eventos corporativos e treinamentos de formação profissional fundamentados na temática das Operações Especiais. Autor do livro "Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil".

Publicações

Revista Segurança & Defesa

Considerada como publicação líder de mercado na América do Sul em assuntos relacionados ao setor de Defesa, este periódico brasileiro publica trimestralmente artigos sobre Guerra Irregular e Operações Especiais elaborados por nosso consultor/palestrante.

www.segurancaedefesa.com

Livro "Guardiões de Netuno"

Elaborado por Rodney Lisboa como um trabalho acadêmico e editado com apoio da Marinha do Brasil, a obra narra mais de cinquenta anos de história do GRUMEC uma das mais conceituadas unidades de elite de nosso país, cuja perícia é reconhecida tanto no cenário nacional quanto internacional.

www.diagrarte.com.br

Nosso Lema

"QUEM OUSA VENCE!"

Idealizado em 1941 por Archibald David Stirling, criador do Special Air Service (SAS), o mote da tropa especial do Exército britânico foi adotado por nós como representação do dinamismo, credibilidade e competência próprios da unidade. Despontando nas areias do deserto na região norte do continente africano durante a Segunda Guerra Mundial, o SAS é considerado como a tropa de Operações Especiais mais influente da história devido à sua proficiência, sendo estimada como referência no cenário internacional contemporâneo.

Contato

Contrate o Serviço de Consultoria e/ou o Programa de Palestras

FOpEsp: Consultoria de Alto Desempenho

Teresópolis-RJ, BRASIL

contato@fopesp.com